terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dia da criança – todo dia

Algum tempo atrás o SESC teve uma exposição itinerante que percorria as unidades. Essa instalação tinha várias brincadeiras que pertenceram à minha infância. 

Tinha oficina para aprender a jogar peão, bolinha de gude, perna de pau, pular corda, cabaninhas na qual tocavam música, amarelinha, jogo de dama, cama de gato (joga da mão linha girada), obstáculos,  enfim várias atividades.

As paredes e o chão viravam lousa e as gavetinhas tinham papel e caneta solta onde as crianças podiam deixar mensagens para outras.

A maioria dos brinquedos era feita com matéria reciclado e os monitores sempre estavam incentivando as crianças e os adultos a participarem das brincadeiras.

Lembro que observei aquilo e pensei como eles estavam felizes sem vídeo games, celulares, controles remotos apenas utilizando suas mãos, pés e muita imaginação.

Tinha também inúmeros balanços, era enfim um espaço todo preparado para que as crianças se divertissem  e muitas escolas levaram seus alunos até lá.

Considero o SESC um espaço que sempre tem atividades para crianças, terceira idade e adultos, um espaço democrático porque mesmo não sendo associado você pode, dependendo da atividade,  participar e usufruir gratuitamente. Perdi a conta de quantos sábados passados nas oficinas para crianças de desenho, pintura, construção de brinquedos, criação de livros e outros tantos.

Não estou fazendo propaganda do SESC até porque não sou sócia o que não me impediu de viver vários momentos incríveis. Lá as crianças interagem entre si brincam no parque, balanço, escorregador, escalada ou se preferirem podem se divertir com os jogos e brinquedos que o SESC tem.

O que aprendi é que nenhum brinquedo por mais caro ou elaborado que seja vai substituir o tempo que passamos com nossos filhos, sobrinhos, primos, netos. As brincadeiras mais simples que tínhamos na nossa infância desde que participemos pode ser o melhor dia para eles.

Uma vez viajando com minha filha estávamos no hotel e as crianças, após o jantar, sem ter o que fazer estavam juntas no canto da área de convivência tentando inventar algo para brincar. Como  sempre incentivei a leitura e tinha levado diversos livrinhos pequenos e curtos  sentei para ler para ela. De repente distraída contando  O rato do campo e o rato da cidade, levanto o olhar e vejo várias crianças sentadas quietinhas no tapete escutando com a atenção e aí começou a brincadeira de escolherem o livro e lerem ou pedirem para que eu lesse.

Outra noite neste mesmo hotel as crianças mais uma vez juntas  e uma senhora pediu que todos sentassem uma ao lado do outro e começou a ensinar o passa anel. Você já brincou disso? Durante o dia a brincadeira era por conta dos monitores e a noite brincávamos de advinha, forca, mímica entre outros. Quando nos dispomos a brincar com eles nos tornamos crianças novamente e isso só faz bem a todos.

Perguntei para minha filha se ela queria um brinquedo ou que viajássemos no seu aniversário e ela mais que depressa escolheu viajar. Porque o tempo que passamos juntas é mais valioso que qualquer presente.

E você já se perguntou o que é mais importante para sua família? Que tal um presente diferente? Dê um dia de brincadeiras escolhidas por eles.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS com muita alegria, diversão e risadas.


🌷 By Liv Jardim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário