segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Mandalas

Mandalas são desenhos em formas geométricas concêntricas,  em sânscrito significa círculo ou completude mas também tem outros significados como círculo mágico ou concentração de energia e universalmente é o símbolo da integração e harmonia.


No hinduísmo, no budismo nas práticas psicofísicas da ioga e no tantrismo como objeto   ritualístico é ponto focal para meditação.  Já do ponto de vista religioso é considerado uma representação do ser humano e do universo em sua forma menos elaborada. Segundo a teoria  junguiana é o círculo mágico que representa simbolicamente a luta pela unidade total do eu.

A mandala também pode servir de suporte visual a meditação ajudando a iniciação aos diferentes ciclos. Quer seja desenhada sobre o solo com pó de arroz, ou de areia de diferentes cores ou ainda pintada sobre seda ou papel, sua construção obedece a determinadas etapas. Cada detalhe tem uma significação simbólica e ajuda a pessoa em seu esforço de concentração, canalizando as correntes sensíveis e mentais para dirigi-las a perspectiva espiritual cada vez mais próxima ao seu centro verdadeiro.

Conheci a mandala pela primeira vez nessas feiras de artesanato e fiquei encantada.  Anos mais tarde estávamos reunidos na casa de uma amiga e ela propôs ao grupo que escolhêssemos entre as várias cópias de mandalas que ela tinha e nos entregou lápis de cor e  giz de cera para que as coloríssemos da forma que quiséssemos. Foi uma festa, voltei a ser criança. Cada uma delas ficou diferente com cores e texturas variadas representando seu estado emocional naquela hora. Depois da atividade e antes do café da tarde ela perguntou como nos sentíamos. Eu me senti mais calma, feliz e centrada.

Algum tempo depois realizei a mesma experiência com a minha filha e olha no que deu....

Em outra ocasião em  que minha vida estava tumultuada senti necessidade de colorir uma mandala desta vez escolhi bordar e ....

 

Independente da forma como você vê/pensa,  ter uma mandala em casa como decoração deixa o ambiente mais alegre, colorido e harmônico. 

E você o que sente quando olha para uma mandala? Ou não sente nada? Deixe seu comentário e se quiser um DIY (do it yourself) para colorir sua vida,  deixe nos comentários.



Veja o vídeo no meu canal:


https://www.youtube.com/watch?v=42sM91RjhlA&t=18s

Um grande beijo

🌷 By Liv Jardim

2 comentários:

  1. O mundo gira em torno do sol e a mandala retrata para mim o nosso mundo interior que às vezes está ensolarado e outras com eclipse. Um beijo

    ResponderExcluir