quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Torta rápida da Dona Miquelina

Salgada e saborosa, ideal para um lanche da tarde ou noite dos miúdos, sendo fácil e rápida de fazer.

Esta torta foi feita pela Dona Miquelina, um amor de pessoa que encantava a todos com sua alegria e o prazer que tinha em cozinhar para a família e amigos. O amor expresso em comida, esse era o seu lema.

A receita é prática e o recheio feito com os ingredientes que tiver em casa. Você pode ainda fazer uma torta grande ou optar por colocar em pequenas formas individuais.

Ingredientes da massa:
½ litro de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de óleo (cheio)
4 ovos inteiros
1 pacote de queijo ralado (± 50 gramas – opcional)
Sal a gosto
2 colheres de fermento em pó

Modo de fazer:
Coloque os ingredientes líquidos no liquidificador e bata, acrescente os ingredientes secos e por último só misture o fermento. O uso do queijo ralado é opcional, caso utilize verifique a  quantidade de sal para não ficar muito salgado.

Faça camadas numa forma (alta) untada e enfarinhada, primeiro massa, depois recheio, massa, recheio e por último a massa.  Para essa receita utilizei uma forma alta e redonda de ± 29 de diâmetro. 

Se quiser pode polvilhar com queijo ralado para ficar dourado por cima. Leve ao forno pré-aquecido 180º por mais ou menos 30 minutos. Para saber se está pronto espete um palito de dentes e se ele sair seco já está pronto. 

Para o recheio você pode colocar o que quiser, por exemplo, usar frango cozido/assado (desfiado), colocar brócolis cozido, com azeitonas, e então colocar crus a cebola, o tomate e salsinha.

Ideias para o recheio:
Tomate (1), cebola (1), pimentão (cru) a gosto cortados em fatias;
Salsinha picada (bastante), orégano, azeitonas;


Com:
Sardinha ou atum ou frango desfiado;

Outra sugestão queijo e presunto picados (± 200 grs cada) com tomate, orégano, salsinha, azeitona ....


Bom apetite !!!

Um beijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário