segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Resenha Enraizados - Unprooted

“Nosso Dragão não come as meninas que captura, não importam as histórias que contem fora do vale. Nós as ouvimos por conta dos viajantes que passam por aqui. Eles falam como se estivéssemos sacrificando um ser humano e ele fosse um dragão de verdade.”

Naomi Novik criou um mundo baseado no folclore eslavo e surpreende pela beleza da sua narrativa

Nossa protagonista Agnieszka relata o livro na primeira pessoa,  vive com a família numa vila tranquila chamada Dvernik, mas perto existe a Floresta corrompida, cheia de maldade, nela habitam criaturas perigosas. 

A Floresta corrompe quem nela se atreve a entrar e  segue avançando lentamente sobre o vale tomando posse das vilas, apesar dos esforços para detê-la. Ela utiliza artimanhas, magia para manipular as pessoas e aumentar a destruição.

O pessoal das vilas contam com um mago frio e distante  conhecido como Dragão, para protege-los. Pouco se sabe dele, que é  um excelente mago, que protege o reino, mora sozinho na torre e que compra muitos livros. Em troca a cada dez anos uma jovem é entregue para servi-lo. Intrigante é que após esse período  o mago solta a jovem com um dote, uma bolsa cheia de prata. Elas retornam para sua aldeia, reveem a família e partem, pois não conseguem se adaptar a rotina da vila. Muitas vão para cidade estudam, outras montam seu próprio negócio, outras casam com homens da cidade.

Somado a tantas histórias onde verdade e ficção se misturam   as jovens  que completam dezessete anos, a cada dez anos,  ficam apreensivas com sua sorte.
 
Agnieszaka tem uma melhor amiga, Kasia,  que como ela completa a idade e todos na vila pensam que vai ser escolhida por causa dos seus atributos: inteligente, graciosa e prendada. No dia da escolha o inesperado acontece.

Então tudo começa a dar errado porque ao escolher Agnieszaka que tem um dom para derrubar, quebrar coisas e dizer o que pensa além de ser emotiva e intuitiva entra em conflito com o  mago que é oposto: metódico, organizado, com mania de limpeza, sarcástico, racional ao extremo

Nos primeiros dias na torre ela descobre sua magia e não consegue aprender como controlar, apesar das tentativas do mago de ensina-la de forma tradicional.


Movida por coragem, justiça e amor ela vai questionar todos os paradigmas impostos pela sociedade da época.

Vocês poderiam pensar que isso irá acabar num romance puro e simples, mas irão se surpreender com a mensagem forte de nossa protagonista seu relato é tão cativante que nos faz sentir parte da estória.


Recomendo muito o livro se você gosta de ficção com pitadas de cultura e ação.

Assista o vídeo no canal:
https://www.youtube.com/watch?v=3aO1isRycXg

Um beijo

🌷 By Liv Jardim

Ficha técnica
Enraizados
Título original: Unprooted
Editora:  Rocco Ltda
Literatura estrangeira – ficção
375 paginas
Faixa de preço: R$ 32,90/54,50  (www.bondfaro.com.br)
Autor(a): Naomi Novik nasceu em 30/04/73 em Nova York, EUA.

Primeiro livro:  His Majesty’s Dragon, foi publicado em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário