domingo, 15 de outubro de 2017

O Livro das Coisas Perdidas por John Connolly + dica SESC

O livro conta a estória de David um garoto que quando a Mãe morre fica  triste, culpado, irritado e confuso. Como pano de fundo temos uma Londres que enfrentou os bombardeios durante  a segunda Guerra Mundial.

Pouco tempo depois, o Pai se envolve com uma moça chamada Rose e David recebe a notícia de que vai ganhar um irmãozinho. Como se não bastasse todas as mudanças, eles vão morar na casa que pertenceu aos pais dela. Lá ele fica num quarto que pertenceu a outra criança chamado Jonathan que gostava de ler e que possuía uma estante lotada de livros.  Raivoso e irritado com a situação ele busca consolo na leitura,  algo que antes partilhava com a Mãe.

Quando os livros começam a sussurrar palavras para o menino, realidade e imaginação se misturam até que, ao brincar no jardim, ele encontra uma passagem para outro mundo paralelo ao nosso, habitado por heróis e monstros e um rei que guarda seus segredos em um misterioso livro. David,  perdido e confuso inicia a sua jornada para encontrar o caminho de volta e lá ele aprende que ler pode transformar qualquer fantasia em realidade e que, na vida real, crescer pode fazer de um simples jovem um herói.

Se você gosta de aventura e emoção o livro é super indicado, com uma linguagem direta e envolvente. As aventuras de David no mundo paralelo são permeadas com terror o que me surpreendeu por ser voltado para  o público jovem. Então se você não gosta desse gênero não recomendo a leitura. Abaixo um trecho do livro:

“Antes de adoecer, a mãe de Davi costumava dizer que as histórias eram vivas. Não do jeito que as pessoas são vivas, ou mesmo os cães e os gatos. As pessoas viviam quer a gente tomasse ou não conhecimento delas, enquanto os cães tinham a mania de se fazer notar no caso de não prestarmos atenção neles. Já os gatos eram, quando lhes convinha, mestres em fazer de conta que as pessoas não existiam...mas aí já é outra história.

Entretanto, com as histórias, havia uma diferença: tornavam-se vivas somente quando eram contatadas. Não existiriam de fato, no nosso mundo, se não houvesse pessoas para lê-las em voz alta ou um par de olhos bem abertos seguindo-as à luz de uma lanterna, debaixo de um cobertor.” 

Dica: o SESC tem uma biblioteca com várias obras e você independente de ser sócio pode se filiar apresentando RG e comprovante de endereço. A biblioteca conta com um espaço agradável para leitura dos jornais diários, revistas atuais e um cantinho para leitura infantil, bem como obras  de autores nacionais e internacionais.  Além disso, o SESC tem lanchonete, parque, num espaço organizado e limpo que pode proporcionar horas agradáveis para você e sua família. 

Caso tenha se interessado procure um SESC perto de sua casa e vá até a Central de atendimento para solicitar seu cadastro. 

Veja o vídeo no meu canal:

https://www.youtube.com/watch?v=eoZH965iOhY&t=90s


Ficha técnica:
O Livro das Coisas Perdidas
Título original: The Book of lost things
Editora: Bertrand do Brasil
Literatura estrangeira - ficção 
364 paginas
Faixa de preço: R$ 32,90/ 49,90 (www.bondfaro.com.br)
Autor: John Connolly nasceu em Dublin em 1968
Primeiro livro: O viajante assassino (Every Dead Thing) da série Charlei Parker - publicado em 1999


Um beijo,



🌷 By Liv Jardim

Tags: Coisas, aventura, terror, leitura, SESC, dicas, público, jovem, biblioteca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário